Tempo de duração: em média 50 minutos.
Grupos: no mínimo 4 e no máximo 10 grupos (o tutor deve dividir de acordo com o nº de alunos na turma).
Atitudes: Planejamento, comunicação, trabalho em equipe, organização e liderança.
Objetivo: Realização de um trabalho não estruturado e reflexão sobre como atingir os melhores resultados.
Materiais:






Procedimentos:
1. Dividir a turma em grupos sem que haja comunicação entre eles ( a divisão deve ser aleatória) ... usando método 1,2,3,4 etc... Depois se separam todos os números 1, todos os números 2 e assim se formam os grupos.
2. Cada grupo escolhe 1 líder que receberá as seguintes informações do tutor:
Além de desenhar as partes, o grupo deverá responder:
· Qual a utilidade esta (s) parte(s) da vaca tem?
· Porque esta(s) parte(s) ____________________ é (são) a(s) mais importante (s) da vaca? Defender a sua parte.
3. O Tutor distribui os cartões com os nomes das partes da vaca e orienta que sejam feitos os desenhos correspondentes, sem mais nenhuma explicação.
4. Os grupos realizam seus desenhos (tempo estimado 15 minutos).
5. O Tutor deve desfazer os grupos e orientar que todos juntos montem uma só vaca. (toda turma).
6. Os alunos devem recortar os desenhos e colá-los no papel pardo tentando montar uma vaca. Normalmente a figura final é desproporcional.
7. O Tutor inicia uma reflexão sobre o que isto quer dizer no trabalho de uma empresa.
Operacionalização:


Pedaços da Vaca:
1. Cabeça
2. Rabo
3. Olho direito
4. Olho esquerdo
5. Orelha esquerda
6. Orelha direita
7. Pata traseira esquerda
8. Pata traseira direita
9. Pata dianteira esquerda
10. Pata dianteira direita
11. Tetas
12. Tronco
13. Perna dianteira direita
14. Perna dianteira esquerda
15. Perna traseira esquerda
16. Perna traseira direita
17. Focinho
18. Boca
19. Chifres
20. Cinco manchas
Sugestões de questões para discussão:
1. Como foi realizar a atividade? Impressões pessoais.
2. O que dificultou a criação da vaca?
3. O que precisaria ter sido feito para que a vaca saísse com as proporções corretas?
4. De que forma essa atividade está relacionada com o ambiente de trabalho?
5. Como um planejamento poderia ter auxiliado na execução da tarefa?
6. Qual a importância da comunicação no dia a dia de trabalho?
7. Houve Unidade de Ação? Onde todos juntos conseguiram montar a vaca, ou seja, todos em um mesmo objetivo?
Obs. 1: se o Tutor quiser e disponibilizar de tempo, ele pode propor para a turma realizar a tarefa novamente com planejamento e comunicação, produzindo então uma vaca “bonita”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário